domingo, 16 de outubro de 2011

Brasília & Chapada dos Veadeiros


Depois do Rio de Janeiro...





Brasília foi uma cidade interessante de conhecer. Diferente das cidades brasileiras que conheci até agora, esta cidade chama a atenção pela sua moderna arquitectura e pelo facto de ter sido projectada. O centro da cidade é chamado de plano piloto, onde nada pode ser alterado. Esse plano tem o formato de um avião e nas suas asas, sul e norte, encontram-se as moradias, todas iguais. Já no corpo do avião encontra-se tudo o resto, desde a cidade jurídica até aos museus, biblioteca, etc etc. Tudo está organizado por sectores, de modo que existem sectores de tudo e mais alguma coisa (jurídico, policial, industrial e por ai vai). Existe ainda lago imenso artificial que  ajuda a amenizar a secura do planalto, onde se localiza a cidade. Assim, apesar de ser no meio do nada, interiorzão do Brasil, ali está a capital, limpa e organizada.

Graças à Shi, amiga da Inês (com quem fiquei no Rio), tive a possibilidade de ficar em casa do Jorge, amigo da Shi. Isso tornou a minha estadia muitíssimo mais agradável, um obrigada ao Jorge por tudo :)

Seguiu-se então a Chapada dos Veadeiros, onde estava a decorrer um festival de culturas tradicionais do cerrado. Apanhei um autocarro em Brasília e fui para Alto Paraíso, onde à chegada passou por cima do autocarro um tucano-de-peito-branco. No terminal rodoviário encontrei várias pessoas que iam seguir para São Jorge, a vila que mesmo à entrada do Parque Nacional dos Veadeiros e onde estava realmente a decorrer o tal festival. Então raxei um táxi com mais algum pessoal e fui até São Jorge. Ai acampei durante dois dias e tentei aproveitar como pude as cachoeiras e as actividades do festival. Foi óptimo porque a vilazinha estava numa animação que só e havia sempre um monte de coisas para fazer.  As trilhas para chegar às cachoeiras eram bastante agradáveis e permitiram-me finalmente conhecer o cerrado!


Canion no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros







A "piscina" originada pelo canion da foto anterior
Paisagem do cerrado, bioma da Chapada dos Veadeiros







Uma das várias cacheiras que visitei na Chapada dos Veadeiros.





Novamente, a paisagem do cerrado, na Chapada dos Veadeiros.










Nenhum comentário:

Postar um comentário